A INSTITUIÇÃO

19 de maio de 2016

Brasão

A Associação de Capelania do Brasil surgiu em 2009 após o convite feito por um oficial da Policia Militar do Estado do Ceará, Cel Douglas Afonso, ao Fundador do Centro de Ensino Teológico do Brasil Humberto Kennedy Passos, para ministrar sobre Capelania nas dependências da 7ª do 5º BPM em Fortaleza-CE.
Assim desde 2009 o CETEB vem formando capelães em todo o território nacional e internacional com uma visão voltada para o ministério de serviço cristão e humanitário. Formando e efetivando as atividades na área de capelania geral, e instituindo leis estaduais e municipais em todo o Território Nacional, e em outras Nações.
A A.C.B. – Associação de Capelania do Brasil, fundada em 2009, pelo atual Diretor do CETEB Capelão Prof. H. Kennedy Passos, trata-se de um MINISTÉRIO que promove treinamentos e cursos paraeclesiástico e interdenominacional nas áreas mais distintas de capelania geral, promovendo a fé cristã mediante a capacitação e formação de capelães, bem como oferecer treinamentos à liderança cristã e também agenciamento para projetos voltados à Capelania.
No Ano de 2013 ocorre a junção das capelanias Nacional e Internacional entre a A.C.B. & I.C.C.A. na pessoa do Chaplain Dr. John M. Amaral (Fundador da International Christian Chaplains Association), possibilitando uma maior ação da capelania internacional no Brasil e outras nações, com uma visão voltada para uma capleania efetiva em todos os seus segmentos. Em 2016 após 3 anos de atividades e treinamento de líderes portugueses, foi fundada a A.C.P. Associação de Capelania de Portugal para a Europa.
Confirmando a visão na área de capelania voluntária, somos parte integrante das entidades genuinamente cristãs que promovem a capacitação de todos aqueles que foram chamados para este singular ministério, e que buscam reconhecimento em todos os âmbitos da sociedade.

 

  • perspectiveVisão

Capelania cristã, interdenominacional, beneficente e cultural que tem como finalidade primeira preparar voluntários para servirem ao Senhor Jesus Cristo como Voluntários em Capelania nos hospitais, presídios, creches, áreas sociais nas mais diversas modalidades, prestando contínuo aprimoramento em questões de teologia, social e saúde.

 

  • globalMissão

Promover, através de Voluntários em Capelania capacitados, ações concretas de apoio integral ao ser humano em situação de vulnerabilidade social.

 

  • presentationAtividades

O trabalho é realizado através de parcerias qualificadas com entidades governamentais, não governamentais e eclesiásticas, sem fins lucrativos.

 

  • job-search-symbol-with-a-man-and-bars-graphicMáxima

Glorificar a Deus através dos Voluntários em Capelania, e na organização e supervisão de Capelania Geral.

 

  • archeryObjetivos

Capacitar, treinar e equipar os cristãos sobre as verdades fundamentais do cristianismo bíblico para o exercício de Capelania.

 

  • circle-between-hands (1)Valores

Os princípios pelos quais a ética da A.C.B. se pauta:
· Fidelidade a Palavra de Deus;
· Integridade na Instituição;
· Honestidade no Trabalho;
· Respeito às outras instituições, autoridades, igrejas e todos os envolvidos;
. Verdade em suas Ações.

 

  • get-moneyManutenção da A.C.B.

O Ministério da A.C.B. – É mantido pelos cursos que são promovidos através dos Núcleos, parcerias com empresas, instituições governamentais e irmãos em Cristo que também de alguma forma contribuem com suas ofertas voluntárias nas áreas da Capelania.
Todos os alunos prestam serviço na A.C.B. como voluntários de acordo com o Estatuto e normas vigentes na condição das leis do voluntariado pela qual se abriga, não existe nenhum compromisso empregatício.
Metodologia: Teologia na Prática Cristã, Missão Pastoral e Pragmatismo Social de Integração.
Programa Geral: Desenvolver Programas e Projetos em Parcerias com as instituições pertinentes as modalidades da Capelania a fim de favorecer cada área, além de alcançar em cada bairro, cidade e estado do Brasil pessoas para Cristo, através do seu amor e por meio da Capelania.
Assim poderemos: “Fazer Jesus Cristo conhecido e seguido em todo tempo e lugar na sociedade moderna e urbana”.

  • 00Capelania Inclusiva

Em alguns casos fornecemos bolsas de 100% integral aos alunos que participam do treinamento na área de capelania, os mesmos são indicados por coordenadores do curso ou líderes locais, nas turmas formadas em cada 20 matriculados um aluno é beneficiado com o curso de Capelania completo sem nenhum ônus para o aluno(a), somos um Ministério e não um curso ou empresa com fins lucrativos.

Capelanias Existentes

1. Voluntário em Capelania.
2. Capelania Voluntária.
3. Capelania Castrense ou Militar. (Admissão ocorre conforme as leis vigentes em cada país.)
a. Policia Militar
b. Bombeiros Civil e Militar
c. Exército
d. Marinha
e. Aeronáutica – Força Aérea
f. Força de Segurança e Etc.
4. Capelania Confessional Religioso.
5. Ministério de Capelania.

Cada uma das capelanias tem variações, são distintas em suas ações e atribuições, todas podem realizar suas atividades conforme leis nacionais e internacionais, sem que ocorra nenhuma interferência, nem tão pouco o “monopólio institucional”, ou impedimento de sua atuação.

Admissão
Na admissão de nossos membros classificamos as funções de nossos voluntários da seguinte forma, vejamos:

a. Voluntariado (Livre).

b. Membro Voluntário (Voluntário em Capelania).

c. Diretores Regionais (Capelão Voluntário).

d. Diretores Nacionais/Internacionais (Capelão Diretor).

Não é permitido nenhuma atribuição militar ou paramilitar com patentes militares, o uso de fardamento apresenta a hierarquia institucional, usado em momentos cívicos e solenes. O brasão utilizado no fardamento é da própria instituição.

Atenção!
Somos uma capelania voluntária e de apoio humanitário.